Pedagogia

Pedagogia

Funcionamento do curso

O curso de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2) tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, independentemente da área de formação.
Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015 em seu artigo 14 autoriza a realização de cursos de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2), para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo.

Para cursar a Formação Pedagógica – R2 não é necessário realizar vestibular. O aluno deve realizar sua pré-inscrição preenchendo todos os dados solicitados, encaminhar os documentos necessários e pagar as taxas conforme a opção escolhida.Além das aulas presenciais o aluno deverá assistir a vídeo-aulas online, acessar livros digitais em formato PDF e o conteúdo online pelo Portal AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Oferecemos apoio pedagógico, para esclarecimento de todas as dúvidas pelo email: tutoria2@ibfpos.com.br, e outras ferramentas de interação.

Público-Alvo

O curso de Segunda Licenciatura em Pedagogia destina-se a pessoas que possuem afinidade com o ensino, com áreas administrativas escolares.  Os alunos formados poderão lecionar a matéria e terão um novo diploma de licenciatura.

Esse é um bom momento para ingressar nesse mercado: de acordo com o Conselho Nacional da Educação, existe uma carência de aproximadamente 250 mil professores no Brasil, o que faz com que a taxa de desemprego na área seja baixíssima e as oportunidades de atuação para o licenciado se multipliquem.

Matriz Curricular

  • DISCIPLINAS COMUNS – 300 HORAS
  • Legislação, Orientação, Supervisão e Gestão Escolar – 150 horas
  • Ementa: A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. A legislação do ensino em âmbito nacional. Legislação educacional conforme a constituição Federal, Estaduais e as Leis orgânicas Municipais. A identidade e especificidades dos níveis de ensino. Aspectos Legais do Regimento Escolar. PNE. Evolução histórica da supervisão educacional. Ação supervisora e tendências pedagógicas. A supervisão educacional e o desenvolvimento institucional da escola. Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar. A supervisão educacional e a construção da prática transformadora. Orientação profissional: uma questão de escolha. Ação conjunta da supervisão e orientação educacional frente ao projeto político-pedagógico. A gestão da educação. O gestor escolar. Pensar e construir uma escola. Organizando e estruturando a escola. Planejamento e avaliação institucionais.
  • Profissão Docente: Diversidade, Inclusão, Libras e EJA – 150 horas
  • Ementa: Representações sobre a docência; formação profissional reflexiva; competências para ensinar. Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. Olhar a diversidade, olhar o todo. A ação pedagógica diante da diversidade: formação competente. A inclusão através dos tempos. Diversidade na aprendizagem e a diversidade na ensinagem. A construção dos laços afetivos no ambiente escolar. Inteligências múltiplas. O filho com deficiência. Prevenção. Crises convulsivas. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). Transtornos de comportamento disruptivo. Deficiência intelectual e visual. Deficiência física e auditiva. Diversidade na sala de aula. Aspectos emocionais e o cotidiano escolar. O início da EJA e sua evolução até chegar aos moldes como é conhecida hoje. A teoria de Paulo Freire. Organização curricular para EJA. O planejamento pedagógico e a metodologia de ensino na EJA. Alunos da EJA. Fundamentos metodológicos da EJA. A linguística é o estudo científico da língua e pode se distinguir em diversos ramos, de acordo com o foco e o interesse do linguista. Abordar os diversos aspectos fonológicos, semânticos e sintáticos da Libras (Língua Brasileira de Sinais).
  • ESPECÍFICAS – 500 HORAS
  • Ensino na Educação Infantil e nas Séries Iniciais – 150 horas
  • Ementa: Histórico da Educação Infantil; DCN para a Educação Infantil? objetivos; RCNEI? importância para o delineamento pedagógico da Educação Infantil; Características educacionais para a Educação Infantil;Planejamento pedagógico e atividades para a Educação Infantil; O professor de Educação Infantil e a formação para a prática pedagógica na Educação Infantil; A importância da formação integral da criança na etapa da Educação Infantil. Planejamento de ensino na Educação em Tempo Integral. Seleção de conteúdos e atividades nas Séries Iniciais. Organização das atividades nas Séries Iniciais. Metodologia diferenciada. Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos. Relação escola-aluno-família-comunidade.
  • Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização – 150 horas
  • Ementa: Apresenta a concepção de alfabetização na perspectiva histórica e seus fundamentos teórico-metodológicos propondo encaminhamentos das práticas pedagógicas nessa área. Discute a avaliação do processo de ensino da língua escrita.
  • Pedagogia da Recreação – 150 horas
  • Ementa: O Jogo e a aprendizagem. Lazer e Recreação. Os tipos de Jogos. Criatividade. Criatividade: a missão possível. O brincar de ontem e de hoje. Jogos de música, teatro e dança. Avaliação nas Atividade Lúdicas e Recreativas. Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil; papel do jogo no desenvolvimento da criança; diferentes teorias sobre os jogos infantis; o jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil; aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – 50 horas
  • Ementa: Estágio nas séries iniciais e educação infantil com base em estudo de caso. Artigo que deve ser realizado com base em pesquisa bibliográfica e/ou de campo, relatada no artigo, e que deve versar sobre temáticas educacionais.
  • ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E ATIVIDADES COMPLEMENTARES – 400 HORAS
  • Estágio – 300 horas
  • Ementa: Estágio nas séries iniciais e educação infantil com base em estudo de caso. Estágio em Gestão, Administração, Orientação e Supervisão Escolar com base em estudo de caso.
  • Atividades Complementares – 200 horas
  • Ementa: Realizadas através de atividades sobre temáticas diversas, na área da educação, escolhida pelo discente e apresentado certificado a Instituição.
  • Carga Horária Total: 1.200 horas

Objetivo Geral

Ao se formar, o profissional poderá atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental I, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas.

Avaliações

Durante o curso serão realizados encontros presenciais, através dos quais serão ministradas aulas, instruções e o modelo de como fazer o artigo, bem como, as atividades individuais, conforme datas, horários e locais programados. As datas dos encontros serão informadas portal do aluno.

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
O Estágio Curricular Supervisionado é um componente obrigatório, da organização curricular, das licenciaturas, sendo uma atividade específica, intrinsecamente, articulada com a prática e com as demais atividades de trabalho acadêmico. A carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas. O Estágio está regulamentado pela Lei Federal nº 11.788, de 26 de setembro de 2008.
Todos os documentos necessários para a realização realização do estágio, como: Carta de Apresentação, Termo de Compromisso serão encaminhados ao e-mail do aluno a partir da QUINTAmensalidade paga. O aluno também poderá solicitar através do e-mail : tutoriasl@ibfpos.com.br . A pasta de estágio deverá ser enviada para o e-mail tutoriasl@ibfpos.com.br. A carga horária do estágio curricular supervisionado é de 300 (trezentas) horas.

ATIVIDADES COMPLEMENTARES 
Ao longo do curso o aluno deverá realizar 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas, de aprofundamento em áreas específicas, por meio da iniciação científica, da iniciação à docência, da extensão, de minicursos, de seminários e de monitoria.

Requisitos para certificação

1 – Concluir os módulos do curso (Inclusive o Estágio e as Atividades Complementares).
2 – Apresentar o artigo
3 – Realizar a avaliação final
4 – Solicitar o certificado  pelo e-mail certificados@ibfpos.com.br. Prazo para a emissão em cerca de 180 dias
5 – Quitar todas as parcelas do curso
6 – Apresentar toda a documentação solicitada.

Documentos necessários

– Certidão de Nascimento ou Casamento
– RG
– CPF
– 1 (uma) cópia autenticada do Diploma (frente e verso) e do Histórico de Graduação (todas as páginas) da graduação cursada.
– Histórico Escolar
– 1 foto 3X4
– Comprovante de Residência

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Investimento

R$ 3.499,00 à vista no boleto
6x de R$ 680,00 (conclusão em até 6 meses)
12x de R$ 350,00 (conclusão em até 12 meses)
18x de R$ 255,00 (conclusão em até 18 meses)

Pedagogia

Segunda Licenciatura

Modalidade disponíveis:

Online

Duração

6 a 18 meses

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