Pedagogia

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Funcionamento do curso

O curso de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2) tem por objetivo viabilizar, em menor tempo, outra graduação para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo, independentemente da área de formação.
Resolução Nº 2, de 1º de julho de 2015 em seu artigo 14 autoriza a realização de cursos de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2), para aqueles que já concluíram um curso de nível Superior com titulação em Bacharelado ou Tecnólogo.

Para cursar a Formação Pedagógica – R2 não é necessário realizar vestibular. O aluno deve realizar sua pré-inscrição preenchendo todos os dados solicitados, encaminhar os documentos necessários e pagar as taxas conforme a opção escolhida.Além das aulas presenciais o aluno deverá assistir a vídeo-aulas online, acessar livros digitais em formato PDF e o conteúdo online pelo Portal AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Oferecemos apoio pedagógico, para esclarecimento de todas as dúvidas pelo email: tutoria2@ibfpos.com.br, e outras ferramentas de interação.

Público-Alvo

Os cursos de FORMAÇÃO PEDAGÓGICA (R2) destinam-se a graduados, Bacharéis ou Tecnólogos em qualquer área, como por exemplo: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Jornalismo, Logística, Gestão Pública, etc., que buscam poder atuar no Magistério como Professor(a) na habilitação escolhida.

Já os cursos de SEGUNDA LICENCIATURA, destinam-se a graduados, Licenciados em qualquer área, como por exemplo: Matemática, Pedagogia, História, Geografia, etc., que busquem ampliar as áreas de atuação dentro do Magistério.

Esse é um bom momento para ingressar nesse mercado: de acordo com o Conselho Nacional da Educação, existe uma carência de aproximadamente 250 mil professores no Brasil, o que faz com que a taxa de desemprego na área seja baixíssima e as oportunidades de atuação para o licenciado se multipliquem.

Matriz Curricular

  • MÓDULO I – EIXO EDUCACIONAL COMUM – 600 HORAS
  • 1. Legislação, Orientação, Supervisão e Gestão Escolar – 150 horas
  • Ementa: A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. A legislação do ensino em âmbito nacional. Legislação educacional conforme a constituição Federal, Estaduais e as Leis orgânicas Municipais. A identidade e especificidades dos níveis de ensino. Aspectos Legais do Regimento Escolar. PNE. Evolução histórica da supervisão educacional. Ação supervisora e tendências pedagógicas. A supervisão educacional e o desenvolvimento institucional da escola. Ação supervisora e a dinâmica do cotidiano escolar. A supervisão educacional e a construção da prática transformadora. Orientação profissional: uma questão de escolha. Ação conjunta da supervisão e orientação educacional frente ao projeto político-pedagógico. A gestão da educação. O gestor escolar. Pensar e construir uma escola. Organizando e estruturando a escola. Planejamento e avaliação institucionais.
  • 2. Profissão Docente: Diversidade, Inclusão, Libras e EJA – 150 horas
  • Ementa: Representações sobre a docência; formação profissional reflexiva; competências para ensinar. Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação. Olhar a diversidade, olhar o todo. A ação pedagógica diante da diversidade: formação competente. A inclusão através dos tempos. Diversidade na aprendizagem e a diversidade na ensinagem. A construção dos laços afetivos no ambiente escolar. Inteligências múltiplas. O filho com deficiência. Prevenção. Crises convulsivas. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento (TID). Transtornos de comportamento disruptivo. Deficiência intelectual e visual. Deficiência física e auditiva. Diversidade na sala de aula. Aspectos emocionais e o cotidiano escolar. O início da EJA e sua evolução até chegar aos moldes como é conhecida hoje. A teoria de Paulo Freire. Organização curricular para EJA. O planejamento pedagógico e a metodologia de ensino na EJA. Alunos da EJA. Fundamentos metodológicos da EJA. A linguística é o estudo científico da língua e pode se distinguir em diversos ramos, de acordo com o foco e o interesse do linguista. Abordar os diversos aspectos fonológicos, semânticos e sintáticos da Libras (Língua Brasileira de Sinais).
  • 3. Cultura e Literatura Africana e Indígena – 150 horas
  • Ementa: Literaturas e culturas portuguesa e africana de língua portuguesa, objetivando reconhecer a negritude e a presença indígena na construção da identidade brasileira. A África lusófona: um pouco de história. Cultura e literatura nos arquipélagos africanos lusófonos e na Guiné-Bissau. Cultura e literatura em Angola. Cultura e literatura em Moçambique. África lusófona e Brasil: laços e letras. História e historiografia indígena. Situação contemporânea dos povos indígenas. Demandas, conquistas e projetos do movimento indígena.
  • 4. Implementação de Programas Pedagógicos: Escola e Sociedade – 150 horas
  • Ementa: Implementação de programas pedagógicos ? função social da escola. A escola, locus de produção, transmissão, assimilação do conhecimento científico. Determinação histórica, cultural, epistemológica, social e ideológica do currículo. Paradigmas técnico, prático e crítico e suas implicações para o processo de desenvolvimento curricular. O Projeto Pedagógico. Parâmetros Curriculares Nacionais. Adaptações curriculares. Estratégias para a educação de alunos com necessidades educacionais especiais. Conceituação de sociedade e de comunidade; homem e vida coletiva; a escola como espaço de viver junto e aprender junto; comunidade, escola e papel do entorno; a violência contra a escola e no seu interior.
  • MÓDULO II – EIXO EDUCACIONAL ESPECÍFICO – 500 HORAS
  • 1. Ensino na Educação Infantil e nas Séries Iniciais – 150 horas
  • Ementa: Histórico da Educação Infantil; DCN para a Educação Infantil? objetivos; RCNEI? importância para o delineamento pedagógico da Educação Infantil; Características educacionais para a Educação Infantil;Planejamento pedagógico e atividades para a Educação Infantil; O professor de Educação Infantil e a formação para a prática pedagógica na Educação Infantil; A importância da formação integral da criança na etapa da Educação Infantil. Planejamento de ensino na Educação em Tempo Integral. Seleção de conteúdos e atividades nas Séries Iniciais. Organização das atividades nas Séries Iniciais. Metodologia diferenciada. Participação dos alunos nas decisões da organização de espaços e tempos. Relação escola-aluno-família-comunidade.
  • 2. Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização – 150 horas
  • Ementa: Apresenta a concepção de alfabetização na perspectiva histórica e seus fundamentos teórico-metodológicos propondo encaminhamentos das práticas pedagógicas nessa área. Discute a avaliação do processo de ensino da língua escrita.
  • 3. Pedagogia da Recreação – 150 horas
  • Ementa: O Jogo e a aprendizagem. Lazer e Recreação. Os tipos de Jogos. Criatividade. Criatividade: a missão possível. O brincar de ontem e de hoje. Jogos de música, teatro e dança. Avaliação nas Atividade Lúdicas e Recreativas. Definição e trajetória histórica dos jogos, brincadeiras e brinquedos na Educação Infantil; papel do jogo no desenvolvimento da criança; diferentes teorias sobre os jogos infantis; o jogo e o brincar inserido no currículo da Educação Infantil; aspectos dos jogos, brincadeiras e brinquedos no processo de aprendizagem e a construção do conhecimento.
  • 4. TCC – Trabalho de Conclusão de Curso – 50 horas
  • Ementa: Artigo que deve ser realizado com base em pesquisa bibliográfica e/ou de campo, relatada no artigo, e que deve versar sobre temáticas educacionais.
  • MÓDULO III – EIXO EDUCACIONAL PRÁTICO – 500 HORAS
  • 1. Estágio – 300 horas
  • Ementa: Estágio nas séries iniciais e educação infantil com base em estudo de caso. Estágio em Gestão, Administração, Orientação e Supervisão Escolar com base em estudo de caso.
  • 2. Atividades Complementares – 200 horas
  • Ementa: Realizadas através de atividades sobre temáticas diversas, na área da educação, escolhida pelo discente e apresentado certificado a Instituição.
  • Carga horária total: 1.600 horas

Objetivo Geral

Ao se formar, o profissional poderá atuar nas diferentes modalidades do sistema de ensino formal, como o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissionalizante, Educação Inclusiva e a Distância, atuando como professor de uma área específica ou desempenhando atividades de planejamento, coordenação e supervisão de atividades pedagógicas.

Avaliações

Atividades Complementares e Disciplinas do Módulo I ao XII:
1 prova com 10 questões para cada disciplina, valendo 50% da nota total, mais, um artigo, sobre tema determinado, que deverá ser entregue no fim de cada módulo, será avaliado, e valerá os demais 50% da nota nas disciplinas do módulo.
 
Estágio Supervisionado:
Para iniciar o estágio o aluno deverá procurar uma Instituição de Ensino pública ou privada de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio ou EJA que aceite em fazer estágio, solicitar a instituição os seguintes dados (Nome da Instituição de Ensino, Endereço Completo da Instituição onde vai realizar o seu estágio e o Responsável na Instituição que irá acompanhar e assinar pelo seu Estágio Supervisionado) , para providenciarmos seu encaminhamento através de ofício ou carta de encaminhamento de estágio juntamente com todos os documentos necessários para o relatório. Não é permitido que o aluno assine pelo seu estágio.

Requisitos para certificação

1 – Concluir os módulos do curso (Inclusive o Estágio e as Atividades Complementares).
2 – Apresentar o artigo
3 – Realizar a avaliação final
4 – Solicitar o certificado  pelo e-mail certificados@ibfpos.com.br. Prazo para a emissão em cerca de 180 dias
5 – Quitar todas as parcelas do curso
6 – Apresentar toda a documentação solicitada.

Documentos necessários

Documentos a serem encaminhados:
» 1 Cópia autenticada do Diploma/Certificado de Graduação (frente e verso);
» 1 Cópia autenticada do Histórico do Curso de Graduação;
» 1 Cópia autenticada do Diploma do 2º Grau (frente e verso);
» 1 Cópia autenticada da Carteira de Identidade (frente e verso);
» 1 Cópia autenticada do CPF;
» 1 Cópia autenticada do Título de Eleitor;
» 1 Cópia autenticada da Certidão de Nascimento, Casamento ou Divórcio;
» 1 Cópia autenticada do Comprovante de quitação do Serviço Militar (homem)
» 1 Cópia (nítida) do Comprovante de residência (ultimo mês);
» 1 (uma) fotos 3×4 recentes.
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Investimento

R$ 3.499,00 à vista no boleto
6x de R$ 680,00 (conclusão em até 6 meses)
12x de R$ 350,00 (conclusão em até 12 meses)
18x de R$ 255,00 (conclusão em até 18 meses)

Pedagogia

Formação Pedagógica (R2)

Modalidade disponíveis:

Online

Duração

6 a 18 meses

Author:

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